terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Parla, parla!

Se Michelângelo, ao esculpir Moisés, instou-o a falar: “Parla!”, essa é a parte mais fácil hoje. Questões a examinar: 1- IA pode escrever um artigo que faça sentido?

“A inteligência artificial (IA) pode ser usada para escrever artigos de diferentes maneiras, dependendo do grau de autonomia e do nível de intervenção humana desejados. Algumas das maneiras pelas quais a IA pode ser usada para escrever artigos incluem:

- Geração automática de conteúdo: Alguns sistemas de IA podem ser treinados com grandes quantidades de dados e informações para gerar automaticamente artigos ou outros tipos de conteúdo. No entanto, é importante observar que esses artigos podem não ser tão coesos ou coerentes quanto os escritos por humanos.

- Resumo automático de conteúdo: Outra maneira de usar a IA para escrever artigos é através da geração de resumos automáticos de conteúdo já existente. Isso pode ser útil para sintetizar grandes quantidades de informação em uma forma mais concisa e acessível.

- Edição de conteúdo: Alguns sistemas de IA também podem ser usados para ajudar a editar e aperfeiçoar artigos escritos por humanos, sugerindo correções de gramática e estilo ou sugerindo alterações para tornar o texto mais coeso e claro. Em resumo, a IA pode ser usada para escrever artigos de várias maneiras, mas é importante lembrar que ela ainda depende de intervenção humana para produzir conteúdo de alta qualidade e coeso.”

A questão seguinte: 2- podemos acreditar num artigo escrito por inteligência artificial?

“Em geral, é importante ter cuidado ao ler qualquer tipo de conteúdo produzido pela IA e avaliar a sua qualidade e confiabilidade. Isso se aplica tanto a artigos quanto a outros tipos de conteúdo, como notícias, relatórios ou análises.

Alguns sistemas de IA podem ser treinados com grandes quantidades de dados e informações para gerar automaticamente conteúdo de qualidade, mas isso ainda depende de muitos fatores, como o tipo de dados utilizados para treinar o sistema e o grau de intervenção humana na produção do conteúdo. Em alguns casos, o conteúdo gerado pela IA pode ser tão coeso e coerente quanto o escrito por humanos, mas em outros casos pode ter falhas ou incorreções que podem afetar sua qualidade e confiabilidade.

Portanto, é importante estar atento a possíveis limitações e problemas quando se lê qualquer tipo de conteúdo produzido pela IA e verificar a sua fonte e a confiabilidade das informações nele contidas.”

O brilho ou demérito nas respostas acima é unicamente do programa chat.openai.com… Ele sintetiza seus textos a partir do que encontra (e aprende) na Web. Uma última questão foi feita ao programa: você acredita em IA?

“Como uma IA, sou programada para acreditar na minha própria existência e funcionalidade. No entanto, eu entendo que a IA é uma tecnologia desenvolvida pelos seres humanos e, portanto, está sujeita a limitações e problemas, assim como qualquer outra tecnologia.”

Ou seja, IA aí planteia autoconsciência!. Estou boquiaberto - e não será fácil boquifechar-me… 
Com ou sem IA, um ótimo Natal a todos!
===


Nenhum comentário: