terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Palavras, palavras, palavras...

A língua é fundamental para que possamos elaborar pensamentos. Mesmo sem ir a Orwell, sabemos que quem domina a língua das pessoas, domina o seu pensamento. Heidegger já dizia que “nós achamos que dominamos a linguagem, mas é ela que nos domina”, e Wittgenstein alerta-nos que “os limites de nosso pensamento são os limites de nossa linguagem”.

Não sei avaliar o impacto que as redes sociais – não a Internet em si – causam e causarão em nossa linguagem, mas vendo a facilidade e a leviandade com que nos manifestamos nelas, lembro-me da resposta de Hamlet a Polônio quando este, ao vê-lo perambulando pelo jardim com um livro na mão, pergunta: “o que lês, meu senhor?”, e Hamlet retruca “palavras, palavras, palavras”… Incisivamente adiciona que as tais palavras são “maledicências: afirmam que os velhos têm barba cinza e pele enrugada…”.

Há múltiplas facetas por onde poderíamos examinar o que ocorre hoje com nossa língua, e que parcela de responsabilidade se pode atribuir à exuberância de imediata expressão, de que todos passamos a dispor com a Internet. Há um misto de deslumbramento com vocábulos estrangeiros, alguns com perfeita tradução para o português, e um esnobismo que nos leva a usá-los. Não se descarte, também, o comodismo que nos faz preferir o que está mais à mão – comodismo que é também importante fator para a centralização que ocorre em torno de plataformas, e representa estímulo ao uso de algoritmos por parte delas.

Tive a sorte de ouvir de ótimos professores de português no colégio, que “a língua é dinâmica” e que, portanto, pode e deve ser enriquecida com conceitos que não tínhamos. Certamente não se quer traduzir “bit” e “byte”, conceitos novos, mas por que cargas d’água “delivery” teria mais riqueza semântica que “entrega a domicílio”? Ou “coffee break” exprimiria melhor a idéia de um intervalo “para café”? Aceitemos, como exemplo, que “live” ou “site” carreguem um conceito mais amplo que “ao vivo” ou “sítio”, visto que se referem a situações novas. Muito bem! Então que tal aportuguesarmos para “laive” e “saite” (aliás, Millor escrevia ‘saite”!) como já fizéramos com “abajur” e “futebol”? Imaginar que um “i” em português soe como “ai” parece-me totalmente descabido.

Dói ver a forma como se tem lidado com a “última flor do Lácio”, de tanta tradição e que nos deu obras imortais (e nem pretendo abrir discussão sobre outra tendência muito discutível, a de “novipalavras” numa pretensa “linguagem neutra”). Sinceramente torço para que o português, que conhecemos e que respeitamos, preserve sua forma e riqueza. Retomando Hamlet, “o resto é silêncio”...

===

https://www.estadao.com.br/link/demi-getschko/doi-ver-como-o-nosso-idioma-e-tratado-nas-redes-sociais/

===

Shakespeare - Hamlet

http://shakespeare.mit.edu/hamlet/hamlet.2.2.html



Lord Polonius-  <...> What do you read, my lord?
Hamlet- Words, words, words. <...>
Lord Polonius- I mean, the matter that you read, my lord.
Hamlet - Slanders, sir: for the satirical rogue says here that old men have grey beards, that their faces are wrinkled...

https://everydaypower.com/hamlet-quotes/


===
Orwell

https://www.sparknotes.com/lit/1984/quotes/theme/mind-control/

===

Heidegger:

https://www.goodreads.com/quotes/176949-man-acts-as-though-he-were-the-shaper-and-master

===

Wittgenstein

http://www.signosemio.com/wittgenstein/language-games.asp



Nenhum comentário: