Há peças imortais que precisam ser revisitadas de tempos em tempos. São como camaleões: adaptam-se à época da releitura, revelando nuances diferentes das que haviam sido notadas pelas gerações anteriores. Um exemplo disso é o Hamlet, de Shakespeare (aliás, num texto interessante do dia 4 passado, Ted Gioia explora uma simetria bem intrigante: a relação entre o comportamento do príncipe da Dinamarca e a atual “geração Z”). Aproveito para tentar outro paralelo, talvez simplório, entre Hamlet e a IA.
Logo no começo há a aparição do fantasma do pai de Hamlet que, ao contar como foi assassinado, pede vingança. É o motivante central da peça. Hamlet se pergunta se a visão é real, ou uma tentação demoniaca. Hoje temos uma dúvida recorrente quando recebemos vídeos que podem ser “deep fakes”, mas são verossíveis, contam algo possível e, até, propõem ação. Há verdade na “voz da máquina”? Saberemos julgar? Agiremos por convicção ou convencidos por ela?
Hamlet assume que buscará vingar a morte do paí, para a qual a própria mãe teria colaborado, casando-se depois com o tio usurpador. E, nessa busca de vingança, arquiteta um plano, um “algoritmo”, para tentar fazer com que os culpados se revelem: monta uma peça, a “ratoeira”, em que encena, à vista de todos, os detalhes do envenenamento do pai, mas sem citá-lo. Ao final, a clara perturbação causada nos suspeitos mostra que o fantasma do pai transmitiu verdade. Sim! A IA pode dar palpite certo!
Indo ao clímax da peça, no famoso solilóquio “ser ou não ser”, Hamlet tem que decidir sobre vida ou morte (suicídio), ação ou omissão, e em ambos os casos há o temor de efeitos futuros muito ruins. A analogia aqui é dupla: se devemos ou não usar a IA em nossas decisões e, na discussão sobre regulação, qual a medida certa do remédio. Na peça, a decisão por agir gerará grande destruição. Mortes acidentais, algumas até por desgosto. O amor e a inocência perdem-se em meio ao caos e Ofélia, sua amada, enlouquece e morre numa espécie de “suicídio poético”, deixando-se afogar por achar que Hamlet estaria louco (aliás ele, acidentalmente, matara o pai de Ofélia). Não faltam exemplos de pessoas que optaram por solução drástica, após longas conversas com IA. Na era das máquinas, da vulnerabilidade emocional, da solidão, da influência da IA e das redes sociais, quem protegerá a empatia?
Finalmente, rememorando a morte do bobo da corte Yorick com sua caveira na mão, Hamlet conclui que a morte nivelará tudo. A dúvida do “ser ou não ser” será resolvida ao fim. Se trocarmos a caveira por um iphone, teremos o nivelamento atual.
A tragédia da consciência diante da incerteza, termina com mais violência e traição: veneno oculto na espada de Laertes e na taça da vitória. Acabam mortos, tanto os que urdiam a trama, quanto o próprio Hamlet. Eis aí outro ponto de alerta: o fantasma, os algoritmos, a armação, os venenos, acabam com a família reinante em Elsinore. As últimas palavras de Hamlet são para o amigo Horácio, e poderiam ser um recado amargo para o futuro da voz humana: “o resto é silêncio”.
===
https://www.estadao.com.br/link/demi-getschko/ser-ou-nao-ser-shakespeare-ajuda-a-explicar-alguns-dos-dilemas-atuais-da-inteligencia-artificial/
===
O artigo citado, do Ted Gioia
https://www.honest-broker.com/p/hamlet-is-the-gen-z-story-we-need
===
Hamlet:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hamlet
===
Nenhum comentário:
Postar um comentário