terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Efemérides

Dezembro é a época do ano em que comemoramos, quiçá de forma algo masoquista, o tempo em sua irresistível passagem… As práticas dezembrinas incluem os almoços e jantares com os amigos, a troca dos calendários nas paredes e o envio de cartões de festas com os melhores votos e desejos a todos. E mesmo com toda a especificidade e fluidez dos tempos de hoje, ao menos essa saudável e amistosa tradição parece mantida.

Quanto, por exemplo, a uma outra data referente à Internet no Brasil, a Abranet - Associação Brasileira de de Internet - comemorou semana passada seus 25 anos de fundação, e o fez com grande estilo. Do lado das palestras, por exemplo, houve destaque a temas humanos e técnico importantes, como economia, efeitos da Internet na sociedade -tema que precisa ser melhor tratado e analisado - e uma particularmente deliciosa: a do Amyr Klink, sobre suas peripécias transoceânicas, sua forma de encarar as dificuldades, e seus conceitos de vida, sob todos os pontos de vista, admiráveis. Fica a recomendação a quem se interessar de tentar recuperá-la na rede.

Ainda na linha das efemérides, ontem, 6 de dezembro, foi dia de S. Nicolau, o taumaturgo, bispo de Myra do século IV e em cuja história de generosidade para com os pobres e as crianças inspirou-se a tradição de Santa Claus, ou nosso Papai Noel. Nesta data, familiarmente, além de reunirmo-nos todos para uma tradicional refeição sempre baseada em peixe, lembra-se que é o momento de se montar a árvore de Natal. Aliás, São Nicolau, como o patrono dos marinheiros e navegantes, poderia levar-nos a considerar seu nome como padroeiro das navegações modernas, hoje feitas pela Internet, mas igualmente arriscadas… Mas como patrono da Internet em si já há outro forte candidato: Santo Isidoro de Sevilha, lá do século VI, que foi considerado o “último polímata” do tempo antigo. Ou seja, alguém que, como a Internet hoje, abarcava o conjunto de conhecimentos de seu tempo. Isso me traz outra recordação pessoal curiosa: na USP, anos 70, tínhamos acesso ao fonte do MCP – Master Control Program – o sistema operacional da antiga Burroughs. Lá, dentro do código do MCP, a rotina que mantinha a complexa base de dados de todas as variáveis do computador chamava-se Leibniz, certamente em homenagem a outro polímata que, à moda da tal rotina, conseguia compreender a totalidade do mundo que o cercava.

Termino com mais uma analogia com S. Nicolau: foram exatamente os marinheiros italianos, devotos do santo, que muitos anos após sua morte, e tendo Myra sido conquistada pelos turcos no início do século XI, acabaram por pilhar seus restos mortais e suas relíquias. Assim parte dos ossos de S. Nicolau foram de Myra para Bari, na Itália, e hoje há fragmentos deles espalhados pela Europa toda. Ou seja, é um santo geograficamente distribuído, como a própria Internet.

===
Abranet: 
www.abranet.org.br

MCP - Burroughs:
https://en.wikipedia.org/wiki/Burroughs_MCP

===
São Nicolau:
https://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Nicholas
https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/12/06/s--nicolau-de-bari--bispo-de-mira.html
https://orthochristiantools.com/the-serbian-miraculous-icon-of-saint-nicholas-in-bari-italy/








Nenhum comentário: