terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Otimismo Gregoriano

O começo de ano com suas tradições e costumes é um convite e um pretexto para que se instile o otimismo em todos. A despeito do que podem apontar os indícios que se acumulam há tempos, sempre recebemos e enviamos votos de “um ano excelente”… Um salutar otimismo pode ser importante. E temos, afinal, a Internet, que pode ser uma poderosa alavanca para mover o mundo em alguma direção melhor. A dificuldade aí é nos convencermos de que o rumo tomado é aquele pela qual ansiávamos, um mundo com mais informação, mais colaboração, mais entendimento.

Nessa linha otimista, é difícil não lembrar do Dr. Pangloss, filósofo que, na obra de Voltaire, era o mentor de Cândido e ensinava “metafísico-teólogo-cosmolonigologia”. Afinal, se o próprio Leibniz já defendera que “vivemos no melhor dos mundos possíveis”, Pangloss, como caricatura, explora e extrapola essa linha, a de que todos os efeitos pressupõem necessariamente uma causa, e que “tudo está necessariamente destinado ao melhor fim”. Ele exemplifica: “o nariz, por exemplo, existe para que possamos usar óculos”. Num arroubo panglossiano poderíamos estender a idéia à Internet, e dizer que ela existe para que, num movimento claro, possamos nos provocar mutuamente à exaustão, e esperar que disso brote um bem maior...

Se o fácil e ácido sarcasmo acima é atrativo, ele não deve, entretanto, ignorar o indiscutível valor que a Internet trouxe a todos. Como defensores intransigentes dos conceitos da rede, e mesmo sabendo dos mau-usos e das mazelas que com ela podem vir, devemos sopesar, muito positivamente, o espírito de distribuição de conhecimentos e informações, a colaboração despreendida dos que adicionam valor à rede e, é claro, a abertura de voz a todos, numa possibilidade de interação humana em níveis nunca vistos.

Para buscar um contraponto ainda ficando em Voltaire, há um opúsculo chamado “O Mundo como Está”, em que Babuc, o narrador, conta como se desincumbiu de uma missão que lhe foi passada por uma potestade celestial. Ituriel, anjo encolerizada por excessos que via na cidade de Persépolis, incumbiu Babuc de examiná-la minuciosamente e aos seus habitantes, e elaborar um relatório recomendando ou não sua destruição. Em sua visita, ele fica alternadamente horrorizado e emocionado com o que vê: atos de violência e atos de caridade, injustiças flagrantes e decisões sábias. Para gerar um relatório equilibrado, Babuc tem uma saída esperta e apela à analogia: manda fazer uma estatueta composta de todos os materiais, terras, metais, pedras, desde os mais preciosos aos mais vís. Entrega-a a Ituriel e pergunta: “destruirias essa linda estátua porque ela não é toda de ouro e diamantes?”. Certamente na Internet se encontra ainda mais variedade da que Babuc encontrou em Persépolis.

Entre otimismo e pessimismo, talvez o conselho mais sensato seja o do próprio Cândido, que termina valorizando a ação individual simples, onde cada um pode somar algo ao todo. Voltaire faz Cândido sentenciar: “tudo o que foi dito é correto, mas precisamos cuidar do nosso próprio jardim”...

===
Há em domínio público os livros citados:

Cândido, ou o Otimismo, Voltaire:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000009.pdf

O Mundo como Está, Voltaire:
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000045.pdf

===
trecho da fala do Dr. Pangloss, em Cândido:
https://www.gleeditions.com/candide/students/pages.asp?lid=102&pg=160
“It is demonstrable," said he, "that things cannot be otherwise than as they are; for as all things have been created for some end, they must necessarily be created for the best end. Observe, for instance, the nose is formed for spectacles, therefore we wear spectacles. The legs are visibly designed for stockings, accordingly we wear stockings. Stones were made to be hewn and to construct castles, therefore My Lord has a magnificent castle; for the greatest baron in the province ought to be the best lodged. Swine were intended to be eaten, therefore we eat pork all the year round: and they, who assert that everything is right, do not express themselves correctly; they should say that everything is best.”


https://www.urbandictionary.com/define.php?term=metaphysico-theologo-cosmolonigology

https://quotesgram.com/candide-by-voltaire-quotes/




===


Nenhum comentário: